Após pouco mais de dois meses desde que colocou seu nome “à disposição” para a corrida à Presidência da República em 2026, o cantor Gusttavo Lima confirmou nesta quarta-feira (19) que não será candidato. Em vídeo divulgado em suas redes sociais, ele explicou que continuará focado na sua carreira artística e nos negócios pessoais.
“No cenário político de 2026, quero deixar claro que não serei candidato a nenhum cargo público. Não estou filiado a nenhum partido e, apesar de ter demonstrado interesse em contribuir com o Brasil, meu objetivo agora é ajudar de outras formas, sem a necessidade de me envolver diretamente em uma eleição ou ocupar um cargo público”, afirmou o cantor.
Gusttavo Lima também comentou sobre o momento atual e pediu respeito à sua decisão. “Acho importante que todos os lados políticos se unam para o bem do Brasil. Vou seguir minha carreira artística e continuar à frente dos meus negócios. Tenho muitas novidades para quem me acompanha, e peço que respeitem minha posição e minha imparcialidade”, completou ele em outro trecho do vídeo.
A notícia foi confirmada em entrevista ao portal Metrópoles, e a CNN também a divulgou.

Gusttavo Lima nas pesquisas de intenção de voto
Em janeiro, o nome do cantor foi cogitado em pesquisas sobre as eleições de 2026, após ele anunciar sua disposição em se candidatar. Uma dessas pesquisas, realizada pela Genial/Quaest, mostrou que Gusttavo Lima poderia ter uma das menores diferenças em um segundo turno contra o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Na pesquisa, Lula aparecia com 41% das intenções de voto, enquanto Gusttavo Lima tinha 35%, com 3% de indecisos e 21% de votos nulos ou brancos.
Além disso, a pesquisa de Genial/Quaest também mostrou que a maior diferença de votos seria entre o presidente Lula e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), em um possível segundo turno nas eleições de 2026.
A pesquisa da Genial/Quaest simulou alguns cenários para o segundo turno. Veja os detalhes dos cenários apresentados:

Cenário 1:
- Lula (PT): 41%
- Gusttavo Lima (Sem partido): 35%
- Indecisos: 3%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 21%
Cenário 2:
- Lula (PT): 44%
- Eduardo Bolsonaro (PL): 34%
- Indecisos: 3%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 19%
Imagem destaque: O sertanejo Gusttavo Lima. Reprodução/Revista Cenarium