Unidade do CEU (Centro Educacional Unificado), localizada no bairro de Sapopemba, zona leste da capital, será batizada com o nome do papa Francisco. Durante passagem pelo aeroporto de Doha, no Catar, nesta segunda-feira (21), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciou em suas redes sociais que fará uma homenagem ao pontífice argentino.
“Em sinal de respeito e gratidão, vamos nomear o CEU de Sapopemba como papa Francisco”, declarou Nunes para a CNN, visivelmente emocionado ao comentar a morte do líder religioso, ocorrida nesta manhã. O prefeito, que estava a caminho da China em viagem oficial, ressaltou a importância do papa para a história da Igreja e para milhões de fiéis ao redor do mundo.
Ricardo Nunes também relembrou o encontro que teve com Francisco no ano anterior, quando foi recebido pelo pontífice no Vaticano. Segundo o prefeito, o gesto foi marcante. “Ele foi muito gentil, muito afetuoso conosco. Me presenteou com este terço que tenho sempre comigo. Levo para todos os lugares. É um símbolo de fé e proteção”, disse, mostrando o objeto no vídeo.
Em uma mensagem de despedida, Nunes agradeceu ao papa pelos ensinamentos e pelo legado espiritual. “Obrigado por tudo, papa Francisco. Por suas orações, pela sua dedicação, pela sua luta incansável por justiça e paz. Do céu, continue nos abençoando e guiando.”

Mais cedo, ainda nas redes sociais, o prefeito publicou uma nota de pesar destacando o impacto do religioso em sua vida e no mundo. “Perdemos hoje um homem de fé inabalável, que dedicou sua existência à construção de um mundo mais humano e solidário. O mundo está de luto. Descanse em paz, papa Francisco, primeiro jesuíta a liderar a Igreja Católica.”
Papa Francisco: um líder histórico
Nascido Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco foi eleito em março de 2013, entrando para a história como o primeiro papa oriundo da América Latina e o primeiro membro da Companhia de Jesus (jesuítas) a ocupar o posto mais alto da Igreja Católica. Seu pontificado foi marcado por discursos em defesa da justiça social, do combate à pobreza, da tolerância religiosa e da preservação ambiental.
Aos 88 anos, Francisco faleceu em decorrência de um acidente vascular cerebral seguido de falência cardíaca irreversível, segundo informou o médico do Vaticano, Andrea Arcangeli. O comunicado oficial também detalha que o pontífice entrou em coma antes de falecer nas primeiras horas desta segunda-feira.

O corpo será velado no Vaticano, em cerimônia que se inicia na quarta-feira (23) e será aberta ao público. A data do funeral, que precederá o sepultamento, ainda será confirmada pelas autoridades eclesiásticas.
Imagem destaque: Freepik